A DÓCIL

 Dagoberto Feliz, um ator completo e intenso

 Inspirado em Dostoievski, o espetáculo “A Dócil” traz a história de um agiota que quer explicar para si mesmo e para a sociedade as razões para a morte violenta de sua mulher. Nessa trajetória em que só o seu ponto de vista sobre os acontecimentos é mostrado, ele tenta de todo modo se eximir de qualquer responsabilidade.

 O texto de Dagoberto Feliz e de Pedro Mantovani é um presente para as mulheres – sempre observei que os homens escrevem e definem algumas problemáticas femininas como muitas vezes nós mulheres não conseguimos fazer. Ele se mostra como um golpe forte na platéia, já que o tema sobre a violência diária contra as mulheres nos atinge e revolta, e, no entanto segue sem encontrar na sociedade um olhar diferenciado ou uma solução. E isso reforça a atualidade e a propriedade desse trabalho.

 A cenografia que mais é uma instalação está bem conceituada dando um ar contemporâneo à montagem.

 O design de luz criado pela artista Aline Santini acerta na perseguição e encurralamento do protagonista que às vezes se mostra acuado como um fugitivo que está sendo perseguido.

 O ponto alto da montagem é a atuação de Dagoberto Feliz, ator maduro, com domínio pleno do oficio, mostra uma personagem visceral, com uma entrega difícil de encontrar na temporada paulista. Vibrante, intenso, traz uma performance envolvente e comovedora.

 Um artista completo

A direção de Pedro Mantovani mostra-se inexperiente para esta montagem e não encontra um contraponto na atriz Patrícia Gifford, cuja personagem não está bem desenhada nas suas emoções e jornada dramática. Faltou “o olhar” mais minucioso como diretor.

 Nada desabona o promissor e sensível dramaturgo Mantovani. Como desempenha muitos papeis, é só encontrar onde vai desenvolver melhor sua criatividade.

 Vale a pena assistir esta montagem – num pais onde a cada dois minutos se violenta uma mulher, trata-se de uma feliz idéia de um grupo de artistas incansáveis e plenos, antenados em problemáticas de hoje e de sempre.

 Pamela Duncan

Cotação:Bom

pameladuncan2005@yahoo.es

Jornais associados

Teatro:Galpão Folias

Rua Ana Cintra 213

Santa Cecília

Tel.: 33612223

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *