Elisa Lucinda e Geovana Pires
Cumplicidade e Talento
A partir do livro de edição portuguesa “Poemas Completos, de Alberto Caeiro”, organizado por Tereza Sobral Cunha, o qual possui tudo o que os heterônimos escreveram sobre o mestre Alberto Caeiro – e mais as transcrições e notas de Fernando Pessoa -, as atrizes Geovana Pires e Elisa Lucinda realizaram a adaptação dramatúrgica e produzem a montagem.
O ponto de partida do espetáculo “A Natureza do Olhar” são os escritos de Álvaro de Campos “Notas para a recordação de meu mestre Caeiro”.
“Campos é o nosso grande narrador e conta como Caeiro agiu dentro de sua tumultuada alma, narra toda a sua alegria quando está na presença iluminada do mestre e a sua maior angústia ao saber da morte do mesmo”. Com a simplicidade de um pastor – cujo rebanho são os próprios pensamentos – e com a naturalidade de um menino, Caeiro desconstrói as engenharias sensacionistas e mentais de Álvaro.
O espetáculo trás duas atrizes com brilho , domínio de cena e grande cumplicidade.
A montagem não tem direção geral e de atores, não fica claro o que o diretor pretende e a proposta com esta bela adaptação com interpretes seguras e fortes em cena.
A cenografia de Colmar Diniz e Francisco Leocádio ,bem conceituada, dá o clima exato para a performance das atrizes.
È um texto difícil ,não é para todo publico , belíssimo para ser saboreado e vivenciado.
Vale a pena assistir este singelo espetáculo ,onde sentimos a presença e o olhar vivo do grande Fernando Pessoa ,um dos maiores poetas da língua portuguesa.
Cotação: Bom
Pámela Duncan
Jornais associados – site www.pameladuncan.art.br
Teatro Jaraguá
Rua Martins Fontes ,71 Bela Vista
3255-4380