Um ótimo trabalho de Grupo
A peça conta a história de uma família interiorana que vive em uma fazenda. Jonas, o patriarca, é apaixonado pela filha Glória, e ela por ele. Para satisfazer esse desejo, ele adquire o hábito de trazer adolescentes em casa para tirar sua virgindade, contando, para isso, com a ajuda da cunhada Rute, que também é apaixonada por ele. A mãe, D. Senhorinha, assiste a tudo e se mantém impassível. Os conflitos eclodem quando os filhos retornam para o lar: Glória, expulsa do colégio interno por se envolver com uma garota; Guilherme, apaixonado pela irmã, castra-se e abandona o seminário à procura de Glória; Edmundo, expulso de casa pelo pai, abandona a mulher com quem se casou, recentemente, por uma paixão velada pela mãe
Livre adaptação do dramaturgo e diretor Newton Moreno, da peça Álbum de Família, de Nelson Rodrigues , com profunda inspiração de Casa Grande e Senzala, do pernambucano Gilberto Freyre.
Newton Moreno, diretor da Companhia, mostra uma montagem vibrante e emocionada ao falar de conflitos tão humanos e atuais como um espelho deformado, fazendo um olhar profundo da nossa cotidiana Realidade.
Moreno foi feliz na adaptação trazendo-nos uma equipe de profissionais afinados com a proposta e direção em seu todo.
A cenografia, de Marcelo de Andrade, em conjunto com o diretor, é bem conceitualizada, levando o público à intimidade espacial e psicológica da obra. O design dos bonecos santos, realizada por Raimundo Bento, completam a estética refinada e harmoniosa da equipe.
O projeto de luz, de Eduardo Reyes, que também assina o belo design gráfico, completa o clima intimista e privado, assim como os belíssimos figurinos de Leopoldo Pacheco e visagismo contundente reafirmam uma encenação onde tudo está no lugar e no momento certos.
Meu destaque maior fica para os atores, em especial Marcelo Andrade Jonas, talvez o ator de técnica mais apurada, concentração e talento que nos traz um patriarca visceral, com tempos dramáticos de um ótimo intérprete.
Carlos Ataíde, como Nono e Edmundo, contido, contundente, mobilizador na sua interpretação, impressiona na performance.
Newton Moreno, na direção, precisa ajustar o ritmo a partir da mudança de cenários, ou seja, parece um divisor de águas o ritmo e a precisão da primeira parte que se perde no segundo momento e, então, o espetáculo ralenta.
Este é um dos melhores trabalhos de grupo na Cidade. Vale a pena assistir Memórias da Cana, trabalho que une pesquisa, ótimos atores e produção bem cuidada.
Cotação: Bom
Pámela Duncan
www.pameladuncan.art.br
Teatro dos Fofos
Rua Adoniran Barbosa 151
Bela Vista, São Paulo, SP.