Memória da Cana

 

 

Um ótimo trabalho de Grupo

 

A peça conta a história de uma família interiorana que vive em uma fazenda. Jonas, o patriarca, é apaixonado pela filha Glória, e ela por ele. Para satisfazer esse desejo, ele adquire o hábito de trazer adolescentes em casa para tirar sua virgindade, contando, para isso, com a ajuda da cunhada Rute, que também é apaixonada por ele. A mãe, D. Senhorinha, assiste a tudo e se mantém impassível. Os conflitos eclodem quando os filhos retornam para o lar: Glória, expulsa do colégio interno por se envolver com uma garota; Guilherme, apaixonado pela irmã, castra-se e abandona o seminário à procura de Glória; Edmundo, expulso de casa pelo pai, abandona a mulher com quem se casou, recentemente,  por uma paixão velada pela mãe

 

Livre   adaptação do dramaturgo e diretor  Newton Moreno, da peça Álbum de Família, de Nelson Rodrigues , com profunda inspiração de Casa Grande e Senzala, do pernambucano Gilberto Freyre.

 

Newton Moreno,  diretor da Companhia,  mostra uma montagem vibrante e emocionada ao falar de conflitos tão humanos e atuais como um espelho deformado, fazendo um olhar profundo da nossa cotidiana Realidade.

Moreno foi feliz na adaptação trazendo-nos uma equipe de profissionais afinados com a proposta e  direção  em seu todo.

A cenografia,  de Marcelo de Andrade, em conjunto com o diretor, é bem conceitualizada, levando o público à  intimidade espacial e psicológica da obra. O design dos bonecos santos,  realizada por Raimundo  Bento, completam a estética refinada e harmoniosa da equipe.

O projeto de luz,  de Eduardo Reyes, que também assina o belo design gráfico, completa o  clima  intimista e privado, assim como os belíssimos figurinos de Leopoldo Pacheco e  visagismo contundente reafirmam uma encenação onde tudo está no lugar e no momento certos.

 

Meu destaque maior fica para os atores, em especial Marcelo Andrade Jonas, talvez o ator de técnica mais apurada, concentração e talento que  nos traz um patriarca visceral, com tempos dramáticos de um ótimo intérprete.

Carlos Ataíde,  como Nono e Edmundo, contido, contundente, mobilizador na sua interpretação, impressiona na  performance.

Newton Moreno, na direção,  precisa ajustar o ritmo a partir da mudança de cenários, ou seja, parece um divisor de águas o ritmo e a precisão da primeira parte que se perde no segundo momento e, então, o espetáculo ralenta.

 

Este é  um dos melhores  trabalhos de grupo  na Cidade. Vale a pena assistir  Memórias da Cana,  trabalho que une pesquisa, ótimos atores e produção bem cuidada.

 

 

 

 

Cotação: Bom

Pámela Duncan

www.pameladuncan.art.br

Teatro dos Fofos

Rua Adoniran Barbosa 151

Bela Vista, São Paulo, SP.

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