Amadeo

A Liberdade das Decisões

O espetáculo “Amadeo”, do autor francês Côme de Bellescize, conta a história de um jovem quando este, após um acidente de carro, fica tetraplégico, com movimento corporal restrito ao seu polegar direito sendo-lhe possível, tão somente, escrever e esboçar pedidos  pelo seu  direito de morrer. 

 

  A montagem trata da liberdade de escolha possíveis após a ocorrência de fatos extremos na nossa vida. Propõe reflexão individual e coletiva sobre  escolhas cotidianas e também sobre a vida e a morte.

 

 Minha observação está no “increscento dramático” – somente  ao final da encenação o público  sente o peso da tragédia coletiva; os desenhos emocionais, sentimentos,  não afloram por toda a peça – ele se arrasta  dando destaque ao  didatismo  e  leitura da obra. A jornada dos sentimentos  se faz importante no caminho  do protagonista e dos que o  rodeiam. Surpreendentemente  o peso da emoção  final se desfaz na leveza da comédia . Mas em nada o pontuado desmerece o trabalho realizado pelo diretor. 

 

A peça, no Brasil, é dirigida por Nelson Baskerville e a encenação  conta com atores entregues fervorosamente ao fazer  artístico. Cada qual em seu momento de brilho, revela-se  uma  nova geração  comprometida com a arte. Destacam-se   Thalles Cabral, César Mello, Thomas Huszar e Cláudia Missura, esta,  reafirmando-se  grande comediante .

Ativo diretor de São Paulo, faz um trabalho primoroso na direção de atores guiando-os a surpreendentes performances.Baskerville traz um espetáculo com referências ao teatro físico, coreografias bem executadas,  o play transcorrendo  entre o lúdico e o trágico.  

 

 Acima de todo o bem feito, chama especialmente a atenção  o belíssimo desenho de  luz de Wagner Freire e a Direção de Imagem pela Videomapping de  André Grynwask  a completar a  proposta cênica com profissionalismo e talento. 

 

Vale conferir este ótimo trabalho da temporada.2023 o qual, imagino e torço , vao ter  longa vida na Cidade.

 

 

Pamela Duncan 

Revisão: Alice Eugênia

Blog Pensamento – um ponto de vista 

www.pameladuncan.art.br

 

Teatro-Tucarena.

Rua Bartira, 347 – Perdizes, São Paulo/SP Capacidade: 250 lugares.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *