A importância de sonhar …
A peça conta a história e travessia de Rosa, uma menina que, ao viver com a mãe o luto pela morte da avó, passa a encontrar em seus sonhos uma garota misteriosa em busca de sua casa perdida.
O grupo cria uma trajetória dando início a múltiplas aventuras de Rosa e seus encontros .
A proposta dos artistas é criar um universo onírico a partir de diferentes materialidades e jogos. O texto sensível de Tadeu Renato é cheio de magia e sentimentos dando lirismo a montagem .
O elenco é formado por Gabriel Bodstein, Isabel Wolfenson, Jennifer Souza, Joy Catharina e Sofia Botelho – talentosos artistas que dominam a cena com carisma e domínio de cena .
A pesquisa do grupo, que parece intensa e séria, não chega clara ao público.
A direção utiliza do distanciamento com os atores, estes sentados fora do palco, com microfones onde as personagens comentam ações em cena. No ano de 2025 muitas peças adultas utilizaram essa composição para a construção dos espetáculos o que provoca cortes no andamento lúdico-mágico da encenação.
Na arte sempre é bem vinda a pesquisa e o empenho mas o resultado é o que nos permite avaliar se o proposto nos ensaios foi alcançado pelo público não participante da jornada do grupo na mesma proporção quando pensada e pesquisada .
A diretora Valeria Rocha peca neste sentido – por momentos o espetáculo fica sem compreensão clara para os menorzinhos e os que assistimos .
A direção de arte, cenário, figurinos e adereços não está bem conceituada; o material utilizado mais parece ser de um ensaio com público e não de uma temporada em um teatro de São Paulo. Peca pela falta de poesia e de encantamento .
A criação de luz de Dimitri Luppi e Wagner Antônio é plena em beleza e prontidão.
A direção musical de Julia Avila segue o mesmo caminho. Ali observamos pensamento e teatralidade.
O coletivo 28 Patas Furiosas estreia Barulhos, seu primeiro espetáculo criado para crianças .
Por ser o início de sua trajetória é interessante ao Grupo permear-se assistindo espetáculos e filmes que falem do universo infantil. Diretores e atores que de muito investem neste universo e já percorreram estradas aprendendo, errando, acertando e tenham, talvez, conteúdo a compartilhar sobre as estéticas e pensamentos das suas experiencias na estrada.
Nada desabona o Grupo com longa trajetória de espetáculos adultos. É só o começo deste novo olhar ao universo infantil.
Longa vida a estes navegantes solitários empenhados em fazer arte na cidade de São Paulo
Pamela Duncan
Blog Pensamento- www.pameladuncan.art.br
Alice Eugenia
SESC AVENIDA PAULISTA – Av. Paulista, 119, e 10/01 a 1/02. Sábados e domingos, às 11h. São Paulo,

Add a Comment