Coronado Ainda esta em Cartaz

 Um Texto Marcante

Em cartaz no teatro Augusta CORONADO , texto inédito do autor norte americano Dennis Lehane, explora os pequenos e grandes acontecimentos capazes de transformar a vida das pessoas. O espetáculo é a mais nova montagem do Núcleo Experimental do Teatro Augusta.

 CORONADO narra a história de Bobby, que acaba de se reencontrar com o pai, um bandido notório, após passar quatro anos na cadeia. Conforme a trama vai se desenrolando, Lehane conduz o expectador a um labirinto de lembranças, traições e suspeitas. Pai e filho buscam um valioso diamante roubado em um acidente de avião na cidade. Outras tramas se entrelaçam apresentando novos e brilhantes personagens que, direta ou indiretamente, estão interligados nesta teia de intrigas e sentimentos.

 A montagem tem preparação corporal de Inês Aranha e produção de André Ferreiras, diretor do Teatro Augusta.

 O cenário de André Sampaio e David Rock, que também assina a sonoplastia, apresenta uma cenografia contida, com poucos elementos, cubos praticáveis que constituem as diferentes atmosferas cênicas.

 Fui assitir a montagem e o que mais me chamou a atenção foi o texto de Dennis Lehane e a interpretação realista e precisa de alguns atores.

 Entrevistei Valdir Rivabem na ótima interpretação da personagem  Stephen,psiquiatra que acaba se envolvendo com a sua paciente .

 JÁ: Como foi o encontro com este texto?

Valdir:O grupo Experimenta l estava selecionando atores .Fiquei entusiamado em ganhar o papel e quando soube que Dennis Lehane era o roteirista de Sobre Meninos e Lobos, já fiquei com uma grande expectativa de que estaria diante de um texto, no mínimo, instigante.
 
 JÁ:Você construiu a personagem a partir de ….
 
 
Valdir:Construi a personagem a partir das técnicas corporais aplicadas pela preparadora de atores, Inês Aranha, Fizemos laboratorio de improvisações,por meio de improvisações que situavam a personagem em seu ambiente de trabalho – construindo uma série de gestuais característicos – além da evolução emocional da personagem ao longo da história. Duas referências importantes foram o trabalho do ator Gabriel Byrne na série americana In tratament e o filme Janela da Alma, que retrata o envolvimento de Carl Jung com sua paciente.  
 
JÁ: Teu desafio como ator foi…

Valdir:O desafio foi a construção de uma atuação contida, carregando a força interna com todos os conflitos pelos quais a personagem transita, revelado através de uma partitura física e vocal e com o jogo que se estabelece com a minha parceira de cena, Kathia Bissoli, a cada representação, em um mergulho nestas vidas tão intensas. 
 
Representa um amadurecimento de todo um sistema de interpretação e acredito que revela o aprendizado com grandes artistas que tive o privilégio de conviver e trabalhar, além é claro do privilégio de apreciar grandes espetáculos, atores e livros que nos conduzem a uma busca por uma autenticidade na representação.

 Confira a peça “Coronado” de Dennis Lehane, um texto marcante e um elenco  que se entrega a cada apresentação.

TEATRO AUGUSTA – SALA NOBRE – Rua Augusta, 943 – Cerqueira César,

 tel: 3151-4141 Quartas e quintas, às 21h.
 

Pamela Duncan

Ponto de vista-jornais associados

www.pameladuncan.art.br

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *