Grupo Tapa, 40 anos.

Eduardo Tolentino, um diretor que faz história no teatro brasileiro

O grupo Tapa é um celeiro de ótimas peças na linha hiper-realista. Com ótimos atores e boa produção mantém, atualmente,  duas peças em cartaz na cidade de São Paulo:  Um Picasso, no Teatro Paiol Cultural e Credores, no Espaço do Grupo Tapa –  a casa é adaptada para receber o público de maneira acolhedora; as pessoas que lá frequentam  se deliciam com um café servido em  ambiente guarnecido com o acervo do grupo, convidativo à conversas cujo tema seja o teatro, entre outros.

Enfoco, nesta oportunidade,  Credores, a peça da qual mais gostei. O elenco de ótimos atores composto por  André Garolli, Bruno Barchesi, Felipe Souza e Sandra Corveloni sob a direção de Eduardo Tolentino Araujo.  Espetáculo intenso – seguido atentamente pelo público que gosta da palavra e de atores dominando seu ofício.

O diretor abre a cena, antes do espetáculo, situando os espectadores na era August Strindberg (1849- 1912) e evidenciando a importância do escritor sueco dentro das artes cênicas. Uma aula. 

Na trama de Credores, dois homens e uma mulher se encontram em um balneário para um acerto de contas. O encontro evidencia marcas que nunca cicatrizaram. Trata-se de uma peça que se aprofunda nos dilemas entre os personagens expondo os  seus conflitos.

Escrita em 1887, o texto projeta uma emocionante discussão sobre relações humanas.  Há o retorno à discussão sobre  contradições dos sexos opostos e suas justificativas sobre os relacionamentos e as consequências. André Garolli, Bruno Barchesi, Felipe Souza e Sandra Corveloni totalmente sintonizados fazem do play um divertimento com muita alegria e intensidade.

A produção, cuidadosa – figurinos e desenho da luz bem conceituados.

Chama  atenção a interpretação do jovem ator Felipe Souza –   detém ele a frase final mas sua expressão drámática durante todo o espetáculo cativa o público que crava  seu olhar  esperando a reação verbal que virá, somente, ao final.

O grupo Tapa ativo-nos seus 40 anos – Já marca a boa história do teatro paulista- e espalha seus espetáculos em vários teatros da cidade.

Quem gosta de ótimos textos – numa linha de montagem realista de teatro- vai encontrar neste ativo núcleo ótimos interpretes e muita alegria de estar em cena.

 

Pamela Duncan 

Revisão,  Alice Eugênia

Blog Pensamento – um ponto de vista.www.pameladuncan.art.br

 

 Os credores 

 Todas segundas feiras as 20 horas 

 Espaço- teatro do Tapa www.grupotapa.com.br

 

 Um Picasso

 Teatro Paiol Cultural 

 Sex e sábados 20 horas 

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *